sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como planejar seu calendário de corridas




Um dos componentes críticos para o sucesso na corrida de longa distância é desenvolver um planejamento para o calendário de competições. Infelizmente, muitos corredores não dão a importância devida ao planejamento do calendário de corridas, e baseiam sua agenda de competições principalmente pela tradição, conveniência, ou "o que todos os outros estão fazendo". Se você tem paixão pela corrida, então vale à pena tomar algum tempo para desenvolver seu calendário de competições para atingir a performance ótima. Aqui estão algumas orientações para ajudá-lo a desenvolver um ótimo calendário de corridas.

1. Selecione a(s) corridas que tem como objetivo(s):Para alcançar todo seu potencial, é essencial selecionar uma corrida específica como objetivo para preparação. Depois que você identificar a corrida que tem como objetivo, o próximo passo é estabelecer uma faixa de performance que seja difícil o suficiente para motivá-lo, mas que ao mesmo tempo seja possível de ser atingida. Você pode então desenvolver o restante do planejamento para ajudá-lo a alcançar a performance máxima na corrida-objetivo.

Você pode ser capaz de estabelecer seu calendário tendo como objetivos duas corridas em distâncias diferentes. Isso funciona bem somente se a corrida de distância menor vier primeiro. Por exemplo, se você quiser estabelecer recordes pessoais nos 10 km e 15 km, o ideal seria correr os 10 km algumas semanas antes da prova de 15 km. Você irá se recuperar relativamente rápido da corrida menor e terá velocidade sustentada o suficiente para ajudá-lo a conseguir uma boa performance na corrida mais longa.

2. Inclua algumas competições preparatórias antes da sua corrida-objetivo:
Se você treina forte e consistentemente, então ficará em boa forma. Porém, não estará otimamente preparado para correr o melhor porque não desenvolveu a "firmeza para competições". Competições preparatórias são aquelas de menor importância que você usa para ajudá-lo a preparar para as exigências tanto físicas como mentais da corrida-objetivo. Elas ajudam a reduzir a ansiedade antes da corrida-objetivo ao permitir que você pratique a rotina pré-competição. Competições preparatórias também são uma oportunidade para aprender a ir perto do seu limite.

3. Evite a tentação de participar de muitas competições:
O erro mais comum que corredores cometem ao desenvolver o calendário de corridas é participar de muitas competições. Tomar parte em muitas corridas em seqüência acaba com o entusiasmo da competição, então quando chegar a sua corrida-objetivo será difícil colocar-se de corpo e alma nela. É preciso disciplina para escolher as competições, porém isso renderá frutos na sua corrida-objetivo.

Participar de competições a cada duas ou três semanas geralmente é suficiente para desenvolver a firmeza necessária e ao mesmo tempo esparso o bastante para que você não fique doente ou cansado das competições. Um exemplo de calendário de corridas sensato seria incluir competições preparatórias duas, quatro, seis e nove semanas antes da corrida-objetivo. 
É claro que correr é não somente obter boas marcas, então haverá corridas que você participará porque são desafiadoras, interessantes ou divertidas. Apenas certifique-se de saber com antecedência como é a corrida para não se desapontar no dia.

4. Descubra tudo que puder sobre sua corrida-objetivo:
Se você chegar na sua corrida-objetivo esperando um recorde pessoal e descobrir que ela tem uma ladeira enorme não terá ninguém a culpar a não ser a si mesmo. Você pode encontrar muitas informações sobre corridas em sites e através de outros corredores. Uma vez que leva muito tempo para ficar realmente em forma, e há poucas chance de correr o seu melhor, então você deve ir a uma lugar com percurso rápido e bom clima.

5. Verifique seu condicionamento antes da corrida-objetivo:
Se a distância da sua corrida-objetivo for de 16 km ou menos, então ao participar de uma competição entre quatro a seis semanas antes você poderá verificar a eficiência da sua preparação. O resultado da competição o ajudará a ajustar seu plano de treinamento e calendário de corrida. Se a sua corrida-objetivo for uma 1/2 maratona, então uma corrida de 15 km dará uma noção útil do seu condicionamento. Para a maratona, uma competição preparatória de 1/2 maratona ou 25 km é longa o suficiente para avaliar seu condicionamento ao mesmo tempo que permite que você recupere-se completamente para a corrida principal algumas semanas depois.

6. Participe de corridas mais curtas antes da sua corrida-objetivo:
Participar de corridas mais curtas que a sua corrida-objetivo o prepara para correr no ritmo dela, ou um pouco mais rápido, por um período sustentado de tempo. Por exemplo, a preparação ideal para corrida de 10 km é correr duas provas de 5 km e uma de 8 km. Evite corridas que sejam mais longas que a sua corrida-objetivo durante as últimas semanas, pois elas tendem a fazê-lo ficar resistente porém mais lento.

7. Faça avaliação pós-competição:
Depois da sua corrida-objetivo, aprenda o máximo possível para o futuro ao avaliar a eficiência do seu treinamento e calendário de corrida. O que você pode fazer para preparar-se melhor para a próxima corrida-objetivo?

8. Dê uma pausa na competições:
Tendo ou não alcançado sua meta na corrida-objetivo, dê uma pausa de algumas semanas nas competições. Participar de provas requer um grande nível de comprometimento mental e energia física. Ao dar uma pausa de competições você assegurará que retornará forte e motivado para atingir seu próximo objetivo.

Extraído do site: http://www.copacabanarunners.net/calendario-corridas.html

Entre no Blog: LEIA O BLOG - MAIS DE 25.920 VISUALIZAÇÕES

Página no Face: CURTA A PÁGINA - MAIS DE 880 PESSOAS JÁ CURTIRAM

Grupo no Face: ENTRE PARA O GRUPO - MAIS DE 10.400 AMIGOS

Assista os vídeos no Youtube: ASSISTA OS VÍDEOS - MAIS DE 16.270 EXIBIÇÕES

ESTÁ ESPERANDO O QUE???

CLICK NOS LINKS E VEJA MEUS TRABALHOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário