domingo, 7 de outubro de 2012

Escolher os Exercícios, Sequência e Carga


Em Culturismo 2 abordamos de uma forma simples mas intuitiva de como escolher os exercícios e a carga inicial para o programa de treino. 


Para principiantes, escolha entre 8-10 exercícios, o que significa um exercício por grupo muscular. A lista em baixo oferece alguns exemplos:
Peito: press peito no banco/step, press peito em fitball com halteres, flexões de braços (em fitball, bola medicinal)
Costas: extensões de costas, puxada baixa, bridge em fitball
Ombros: press ombro com barra, press ombros com halteres em fitball, laterais,
Biceps: curl com barra/haltere, curl concentrado em fitball
Triceps: extensões triceps com haltere, fundos, kickbacks
Perna: Squats, lunges, máquinas de extensão de perna, flexão de perna e leg press, peso morto
Abdominais: crunches, prancha, oblíquos
Veja também os programas de treino já disponíveis.

Sequência dos Exercícios

Assegure-se que escolhe pelo menos um exercício para cada grande grupo muscular.
Os músculos a incluir são: Peito, costas, ombros, bíceps, tríceps, pernas, e abdominais. Se deixar qualquer um destes for a do seu programa, isso pode originar desequilíbrios musculares e possivelmente pode levar a algumas lesões.
Muitos especialistas recomendam iniciar o programa pelos grandes grupos musculares e depois ir para os mais pequenos. culturismo-peito-anca-pernas-biceps-tricepsOs exercícios mais exigentes são realizados com os grandes grupos musculares, mas ao mesmo tempo necessitamos dos músculos mais pequenos para tirar o máximo benefício dos primeiros.
Mas não se sinta limitado com esta indicação. Pode também realizar os exercícios na ordem que desejar e alterar, de modo a se desafiar de diferentes formas.

Que Carga Utilizar

A forma mais fácil de determinar a carga a utilizar em cada repetição/série é adivinhar (não é muito científico, hum?):
1. Escolha uma carga leve e faça uma série de aquecimento (de 10 a 16 repetições) do exercício escolhido.
2. Na segunda série, aumente a carga em 10 por cento (no mínimo de 2 quilos) em função das repetições completadas anteriormente (Menos aumento 10 – 16 Mais aumento) e complete o mesmo número de repetições. Se conseguir fazer mais, aumente novamente na terceira série.
3. Resumindo, deverá estar a levantar carga suficiente que apenas lhe permita completar as repetições desejadas. Na última deve ter muita dificuldade, mas capaz de acabar com técnica correcta o exercício.
4. Pode demorar um pouco até encontrar a carga adequada para cada exercício.
5. De uma forma geral, pode utilizar, cargas mais elevadas em grandes grupos musculares como, o peito, costas e pernas. Vai necessitar de cargas menores para ombros e braço. 

Escolher Repetições e Séries

Quantas Repetições/Séries fazer
Em Culturismo 3 vai entender como seleccionar as repetições e séries em função do seu objectivo.


Aprendeu a seleccionar a carga para os exercícios escolhidos, e agora o número de repetições e séries? A sua decisão deve ser baseada nos seus objectivos. As recomendações do American College of Sports Medicine são 8-12 repetições para força e 10-15 repetições para resistência.
Também recomendam uma série de cada exercício até à fadiga, embora verá que a maioria das pessoas executa cerca de 2-3 séries de cada exercício.
De uma forma geral:
• Para perder peso : 1-3 séries de 10-12 repetições, usando uma carga suficiente de forma a apenas completar as repetições desejadas.
• Para ganhar massa muscular/hipertrofia : 3 ou mais séries de 6-8 repetições até á fadiga. Para principiantes, poderá necessitar de fazer uma adaptação a este tipo de treino, portanto pode fazer 12 a 16 semanas do treino para perder peso para adaptação (em função da sua experiência), antes de chegar a este nível. Pode necessitar de ajuda em vários exercícios.
• Para resistência e fitness : 1-3 séries de 12-16 repetições, utilizando carga suficiente que apenas permita apenas completar as repetições desejadas.


Pausa entre exercícios / sessões de treino

Vai depender do seu objetivo. Intensidade maior (carga mais elevada) - o exercício requer uma pausa superior.
Quando treinamos até à fadiga, pode necessitar em média de 2 a 5 minutos para os músculos recuperarem para a próxima série.
Quando utilizamos cargas mais leves e mais repetições, necessitamos entre 30 segundos e 1 minuto para os músculos recuperarem.
O American College of Sports Medicine recomenda o treino de cada grupo muscular 2 a 3 vezes por semana. Mas, esta frequência vai depender do seu método de treino.
De modo a permitir a recuperação e crescimento muscular, necessitamos de 48 horas entre as sessões de treino. Se treina com intensidades superiores, poderá necessitar de mais descanso (depende de vários factores: a sua experiência nesse tipo de exercício, a sua alimentação, etc).






Entre no Blog: LEIA O BLOG - MAIS DE 20.290 VISUALIZAÇÕES
http://bctreinospersonalizados.blogspot.com.br/

Página no Face: CURTA A PÁGINA - MAIS DE 410 PESSOAS JÁ CURTIRAM
  
https://www.facebook.com/BcTreinosPersonalizados

Grupo no Face: ENTRE PARA O GRUPO - MAIS DE 8.800 AMIGOS
  
https://www.facebook.com/groups/134816839988935/

Assista os vídeos no Youtube: ASSISTA OS VÍDEOS - MAIS DE 12.430 EXIBIÇÕES
  
http://www.youtube.com/user/castrobru

ESTÁ ESPERANDO O QUE???

CLICK NOS LINKS E VEJA MEUS TRABALHOS.
 

2 comentários:

  1. Bruno muito bom o treino, mas a minha pergunta é estes exercicios de musculacao e para quem quer hipertrofia ou os corredores também podem executar estes exercicios.
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, o mais indicado é que faça treinos de musculação sim... Porém específico para o tipo de objetivo. Para hipertrofia o melhor é seguir as regras básicas da fisiologia, treinos intensos, carga máxima, descanso adequado... Para corredores, um bom treino para fortalecimento da musculatura para não ter problemas com as articulações, tornozelo, joelho, quadril...

      Grande abraço Jorge...

      Excluir