segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O gengibre e seus benefícios para a saúde.


O Zingiber officinalle, comumente conhecido como gengibre, em sânscrito é chamado de Ardrak (fresco) ou Sonth (seco). No ayurveda é denominado remédio universal devido às suas muitas propriedades terapêuticas. Esta erva medicinal vem sendo utilizada na medicina chinesa e no ayurveda há milhares de anos pelos médicos orientais.

O gengibre apresenta propriedades terapêuticas sobre o sistema digestivo, pois estimula a liberação de enzimas que promovem o esvaziamento do estômago. Tem sido utilizado com êxito no tratamento de náuseas e vômitos em diversas doenças e é efetivo nos enjoos da quimioterapia. Além disso, estudos demonstraram benefícios em baixar o nível do colesterol e reduzir a aderência às plaquetas.

A raiz do gengibre melhora a circulação e é indicada por médicos chineses e indianos para pés e mãos frias. A medicina ayurvédica afirma que o gengibre atua nas três fases da função gastrintestinal: digestão, absorção e evacuação. Na Índia recomenda-se o chá de gengibre em decocção (fervura da raiz) com três gotas de limão e uma pitada de sal marinho 30 minutos antes das refeições para estimular o fogo digestivo, promover uma boa digestão e aliviar flatulência.

Esta planta medicinal possui uma importante ação antiiinflamatória e antirreumática, tanto para uso interno quanto para uso externo. O suco, pasta ou óleo essencial do gengibre pode ser aplicado externamente para dores, inflamações e cefaleias. No caso de reumatismo, artrose, contraturas musculares, lombalgia e cervicalgia, podemos fazer uma massagem local associada a fricção com pasta ou óleo essencial de gengibre. Isso promove um efeito de aquecimento local associado a uma analgesia (alívio da dor).

O gengibre possui uma atividade antiviral e anti-inflamatória, sendo largamente utilizado em quadros respiratórios de vias aéreas superiores. Devido às suas propriedades picantes e amornantes, é utilizado para gripes e resfriados no inverno, rouquidão, inflamação da garganta, tosse e secreção. Um chá de gengibre em decoção (fervura das raízes) com alho, casca de canela e uma uma colher de sopa de mel de eucalipto depois de pronto é eficaz nestes quadros respiratórios. Deve ser tomado morno três vezes ao dia entre as refeições até sumirem os sintomas.

Podemos também utilizar o gengibre na culinária como um excelente condimento, aumentando o sabor picante e a energia quente das receitas vegetarianas. Com este objetivo, na Índia, o gengibre é associado a outros temperos: pimenta-do-reino, canela, noz-moscada, cravo, cardamomo e alho.

Em uma publicação recente sobre plantas medicinais, “Major Herbs of Ayurveda”, são descritas as seguintes propriedades do gengibre: atividade antiemética (alivia náuseas), atividade anti ulcerosa, atividade hepatoprotetora (protege  o fígado), atividade anti-inflamatória, atividade antipirética (reduz a febre), atividade cardio vascular (diminui o colesterol e os triglicérides), atividade antioxidante (elimina radicais livres), atividade imunomoduladora (promove o sistema imunológico) e atividade antiviral. Porem é contra indicado na gravidez pelo potencial de induzir a contração uterina.

Com tantas propriedades benéficas, não podemos deixar de utilizar esta raiz tanto como erva medicinal quanto como condimento na alimentação.

Fonte: Caminhos de Cura (texto adaptado)


Procure um profissional que atenda suas necessidades e anseios e seu objetivo fatalmente será atingido.

Continuem ajudando a otimizar o grupo, CHAMEM SEUS AMIGOS!!!

Entre no Blog: LEIA O BLOG - MAIS DE 18 MIL 

 VISUALIZAÇÕES
  

http://bctreinospersonalizados.blogspot.com.br/

Página no Face: CURTA A PÁGINA - MAIS DE 190 PESSOAS JÁ CURTIRAM
  

https://www.facebook.com/BcTreinosPersonalizados

Grupo no Face: ENTRE PARA O GRUPO - MAIS DE 7.100 AMIGOS
 
https://www.facebook.com/groups/134816839988935/

Assista os vídeos no Youtube: ASSISTA OS VÍDEOS - MAIS DE 11.300 EXIBIÇÕES
 
http://www.youtube.com/user/castrobru

ESTÁ ESPERANDO O QUE???

CLICK NOS LINKS E VEJA MEUS TRABALHOS.
  





Escolha qual será mais adequado a sua realidade e peça um orçamento por e-mail: 
  




castrobru@gmail.com

Bruno Castro

Treinos Personalizados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário